O Parque Estadual de São Camilo é uma Unidade de Conservação localizada no município de Palotina no oeste paranaense. Sua área é responsável por proteger cerca de 385 hectares de Floresta Estacional Semidecidual, sendo o parque considerado um dos poucos remanescentes florestais de porte considerável na região.
O parque é margeado pelo Rio São Camilo e dentro de sua área corre o riacho Quati. Na área de visitantes o parque apresenta um lago artificial que foi criado pelo represamento do riacho Quati e por lá várias aves forrageam e nidificam. Em uma área de borda do parque pouco conhecida pela população, existe uma área paludosa extremamente rica, pois em épocas de chuva formam-se lagos efêmeros que são aproveitados por muitas aves, já tendo sido observado aves migratórias e aquáticas que não ocorrem no restante do parque.
O parque, apesar de sua relativa obscuridade, revela-se como um verdadeiro tesouro ornitológico, constituindo um local excepcional para a observação de aves. Embora já tenham sido registradas aproximadamente 222 espécies na área (conforme RIBAS et al., 2023), é fascinante considerar que dezenas de outras espécies notáveis aguardam ainda para serem documentadas. Este ambiente promissor ressalta o potencial inexplorado e a riqueza avifaunística que ainda está por ser descoberta.
O Parque Estadual de São Camilo é aberto de terça-feira a domingo tendo um horário de visitação das 8 horas da manhã até 17 horas e 30.
O Parque Estadual de São Camilo foi criado como Reserva Biológica de São Camilo, através do Decreto nº 6.595, em 22 de fevereiro de 1990. A área, já logo após sua criação, começou a ser utilizada pela população da região como local de lazer e visitação, atividades que legalmente não são permitidas para a categoria “Reserva Biológica”. Com a finalidade de não somente preservar a biodiversidade local, mas também permitir a visitação, atividades de lazer e educação ambiental, o IAT, antigo IAP, recomendou a recategorização da Unidade de Conservação para a categoria de “Parque Estadual”, alteração que que foi oficializada por Decreto nº 7885 de 29 de julho de 2010 do Governo do Estado do Paraná.
O Parque Estadual de São Camilo oferece uma excelente área de lazer. Existem quiosques para piqueniques, banheiros organizados e bem cuidados pela equipe do parque. Um amplo gramado para a atividades ao ar livre e a área de estacionamento é ampla e atende bem o público.
Dentro do parque há uma trilha de fácil acesso, limpa e bem tranquila de ser realizada, a qual permite uma imersão dentro da Mata Atlântica, cada vez mais escassa na região.
O parque conta com uma exposição de animais empalhados e preservados, banners de trabalhos científicos e fotografias tiradas dentro do parque para mostrar ao público a importância e riqueza do parque para todos.
O parque apresenta uma excelente estrutura para educação ambiental a qual deve ser valorizada e mostrada para a população.
RIBAS, M. R.; MACEDO MESTRE, L. A.; SALVADOR, G.; SANTOS DE MENEZES, M. .; APOLIN´ÁRIO MARTINS, F. .; RECHETELO, J.; CRISTINA OSAKI, S. Avifauna do Parque Estadual de São Camilo: a importância deste fragmento de floresta estacional semidecidual para a conservação de aves. Gaia Scientia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 95–126, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n1.65513. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/65513. Acesso em: 12 jan. 2024.
Instituto Ambiental do Paraná (IAP). 2006. Plano de Manejo do Parque Estadual de São Camilo. Curitiba, Instituto Ambiental do Paraná. Disponível em: https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Plano-de-Manejo-Parque-Estadual-de-Sao-Camilo. Acesso em: 12 jan. 2024.